Câmara de Corrente aprova em regime de urgência piso salarial dos professores

por adm publicado 22/03/2022 15h55, última modificação 22/03/2022 16h02

Foi aprovado por unanimidade na 901ª Sessão Ordinária, realizada na última segunda-feira (21), o Projeto de Lei 002/2022 de autoria do Executivo Municipal, que regulamenta a implantação do piso salarial nacional para os professores da rede municipal de ensino. O reajuste obedece aos 33,24% fixados pelo Governo Federal.

Os novos salários já valem a partir deste mês, com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2022. A proposta institui R$ 3.845, 63 como valor inicial o a ser pago a profissionais da educação com carga horária de 40 horas semanais, ao qual será pago proporcionalmente a jornadas diferentes de trabalhos.

O presidente da Casa, vereador Salmeron Filho (PSL), reforçou o compromisso do legislativo com os professores. “Essa casa cumpre o seu papel, o executivo cumpre o seu papel, cumprindo uma lei federal. Estaremos sempre abertos ao diálogo para fazermos essa ponte para buscaremos o reconhecimento dos direitos e o cumprimento dos deveres”.

Veja outros assuntos que marcaram a pauta da sessão;

Ainda durante a sessão os parlamentares apresentaram diversas indicações, descritas abaixo:

Indicação:

Nº 79 a 80- Adélia Corado (MDB); nº 81 e 105- Paulo Henrique Dourado (PSL); nº 82 a 88- Gilmário Lustosa (PSL); nº 89-Adênio Azevedo (PP) e Adélia Corado; nº 90- Adênio Azevedo e Robério Cabelereiro (PP);   nº 91, 92 e 99- Robério Cabelereiro;  nº 93 e 94- Adênio Azevedo e Eduardo Lobato (PSD);  nº 95 a 98 e 103- Gustavo Lemos; nº 100 a 102- Cristovam Neto (PSD), Gilmário Lustosa e Paulo Henrique Dourado; nº 104- Naira Nogueira, Paulo Henrique e Adênio Azevedo e nº 106- Cristovam Neto.

PROJETOS DE LEIS:

Foi apresentado o Projeto de Lei nº 02/2022 de autoria do vereador Robério Cabelereiro (PP), que institui no âmbito município de Corrente, a prioridade no atendimento bancário e demais instituições financeiras, bem como, nos órgãos da administração pública municipal, aos advogados quando no exercício de suas funções.

Os parlamentes votaram o regime de urgência, e em seguida por unanimidade dos presentes aprovaram o PL nº 002/ 2022 que atualiza o valor do piso municipal de salário do magistério municipal.

TRIBUNA:

Na “Tribuna popular”, o presidente do SIMPESPI, José Adalton fez uso da palavra. Também passaram pela tribuna, os vereadores Gilmário Lustosa, Cristovam Neto e Adélia Corado.

Assista a íntegra da Sessão no Canal do YouTube/CamaraMuncipaldeCorrente.